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Concord: Como a Sony Pode Ter ‘Perdido’ US$ 400 Milhões no Projeto – Um Desastre em Construção?

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Os bastidores do desenvolvimento de jogos AAA sempre geram curiosidade, e, quando o assunto envolve valores absurdos como US$ 400 milhões, a história fica ainda mais intrigante. O ex-diretor de Dragon Age, Mark Darrah, deu seu parecer sobre o que pode ter causado um dos maiores gastos da indústria com o desenvolvimento do jogo Concord, da Firewalk Studios. Vamos destrinchar o que aconteceu para esse valor astronômico ser gasto e se isso pode ser verdade!

Como Surgiram os Boatos Sobre o Colossal Custo de Concord?

Tudo começou quando Colin Moriarty, um conhecido insider da indústria de games, divulgou que uma fonte interna havia informado que a Sony e a Firewalk Studios gastaram US$ 400 milhões no desenvolvimento de Concord. Segundo Moriarty, até mesmo antes de o jogo chegar à fase Alpha, o projeto já havia custado US$ 200 milhões, e mais US$ 200 milhões foram gastos para levá-lo até o lançamento.

Isso gerou um grande burburinho. Afinal, o que justificaria esse custo exorbitante? O jogo estava sendo apontado como “O Futuro do PlayStation”, comparado a grandes franquias como Star Wars. No entanto, segundo Moriarty, o desenvolvimento foi prejudicado por uma “positividade tóxica” dentro da equipe, que impediu o feedback negativo e deixou o projeto em um estado precário.

Mark Darrah Entra em Cena: Como Ele Analisou o Custo de Concord?

Mark Darrah decidiu investigar os rumores e, em um vídeo no YouTube, detalhou sua análise sobre como os US$ 400 milhões podem ter sido desperdiçados. Segundo Darrah, tudo faz mais sentido quando dividido em custos de equipe ao longo do tempo. O game passou 63 meses em pré-Alpha e 15 meses de Alpha até o lançamento, o que resulta em aproximadamente 5 anos e meio de desenvolvimento.

Com base em suas estimativas, Darrah calculou que a Firewalk Studios poderia ter uma equipe média de 212 pessoas antes de atingir o status Alpha, e cerca de 900 depois. Ele usou uma média de US$ 15.000 por funcionário por mês, incluindo todos os custos operacionais, como RH, aluguel e equipamentos. Dessa forma, seria possível que Concord realmente tenha chegado a esses valores estratosféricos, caso o projeto tenha sido ineficiente ou mal gerenciado.

O Que Pode Ter Acontecido Para Concord Custar Tanto?

Darrah acredita que uma das maiores despesas foi a terceirização urgente de partes do jogo para outros estúdios. Isso, combinado com dois elementos-chave – a falta de integração do jogador com os personagens e a ausência de monetização bem definida – forçou a Sony a gastar mais dinheiro para consertar o que havia sido deixado de lado. A falta de planejamento nesses aspectos centrais tornou o jogo caro de finalizar, pois “corrigir o avião enquanto ele está voando” é sempre uma operação extremamente custosa.

Além disso, Darrah especula que parte do orçamento pode ter sido “escondido” em Concord, com custos de outros projetos sendo contabilizados ali por ser um jogo grande demais para falhar. Essa prática, embora não confirmada, é conhecida na indústria de desenvolvimento de jogos.

Uma Cultura Tóxica e Falhas no Processo Criativo?

Outro ponto curioso é a menção de uma “positividade tóxica” dentro da Firewalk Studios. Essa cultura, segundo Moriarty, evitava qualquer feedback negativo, o que pode ter contribuído para que problemas internos não fossem corrigidos a tempo, exigindo que a Sony despejasse mais recursos no projeto.

Curiosidade: O Peso dos Jogos AAA nos Orçamentos das Grandes Empresas

Para quem não está familiarizado, jogos de grande porte, como Concord, podem realmente atingir valores altos, especialmente quando o desenvolvimento se arrasta por muitos anos e a equipe cresce exponencialmente. Projetos como Cyberpunk 2077 e Red Dead Redemption 2 também tiveram orçamentos gigantescos, mas entregaram títulos completos e de enorme sucesso (apesar dos contratempos no caso de Cyberpunk). O problema em Concord parece ser a falta de uma gestão eficiente e de um planejamento adequado.


E Agora, O Que Esperar de Concord?

Com esse nível de gasto, é de se esperar que Concord seja um jogo altamente ambicioso e com uma jogabilidade e gráficos espetaculares. No entanto, a grande questão é: será que o público verá esse investimento refletido no produto final, ou o jogo será mais um caso de uma grande promessa que nunca se concretizou?


Gostou da análise? Qual a sua opinião sobre esses gastos exorbitantes? Será que a Sony está repetindo os erros do passado ou Concord pode ser o próximo grande sucesso do PlayStation?

Fonte:  That Park Place